Missão

Estimular, desenvolver, difundir o conhecimento, inspirar em valores éticos e cristãos, buscar permanentemente

a excelência no desenvolvimento das suas práticas, formar pessoas responsáveis, conscientes e criativas,

que atuam no crescimento e desenvolvimento de si mesma e do mundo.

Visão

Garantir o ensino de qualidade com compromisso e responsabilidade gerando valor e reconhecimento no âmbito educacional, colaborar para o fortalecimento do Ensino Básico em nosso país.

Propostas Pedagógica

Formação Cristã

O Colégio Rúbia Coelho busca a formação permanente do educando e oferecendo um ambiente voltado à preparação e ao planejamento do futuro, proporcionando elementos para o desenvolvimento de suas potencialidades, assim visando

transformá-los em cidadãos críticos, atuantes e conscientes dos seus papéis na sociedade. A ação didática é desenvolvida privilegiando o conhecimento adquirido para sensibilizá-lo a desenvolver ações que oportunizam descobertas interessantes e a construção do conhecimento, buscando desenvolver valores como amor ao próximo, cooperação, respeito, solidariedade, humildade para conviver bem com a aprendizagem estabelecidas para essa área do conhecimento. Elas representam

as formas pelas quais os conteúdos e temas adquirem maior concretude, indicando ações resultantes do processo de ensino aprendizagem, o que pode facilitar sua aplicação. Essa proposta é inserida na matriz curricular para de forma a

facilitar a sua operacionalização no cotidiano escolar.

Visa enriquecer o currículo e deve servir como inspiração para a prática em sala de aula.  Baseado nestes conceitos

a identidade do Colégio Rúbia Coelho está alicerçada em princípios e valores que norteiam a Formação Cristã como componente curricular. Neste contexto, o Colégio trabalha os princípios cristãos, promovendo espaço para reflexão e discussão sobre assuntos fundamentais para a vida do aluno. A proposta de Formação Cristã como componente curricular é trabalhar com três eixos: o relacionamento com Deus, relacionamento consigo mesmo e relacionamento com o mundo, que serão trabalhados nas temáticas desenvolvidas em cada ano. O trabalho tem como objetivo apresentar uma visão de mundo aos olhos de Deus (da Sua verdade revelada na Bíblia). Nossa proposta é repensar os valores que têm sido vividos em nosso tempo por meio de questões contextualizados, vivenciadas na família, no colégio, com os amigos dentro e fora dos muros do colégio.

A organização curricular se dará por meio de temas que serão trabalhados com base nas expectativas de desenvolvimento integral nos aspectos: físico, psicológico e social. O currículo da Educação Infantil é concebido pelo conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos do cotidiano.

As rotinas são organizadas e estruturadas para favorecer a construção espaço-temporal da criança, a fim de que desenvolva a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão nas múltiplas linguagens.

Possibilitam que cada criança expresse naturalmente sentimentos e pensamentos, privilegiando escolhas reflexivas e qualidade nas interações, tendo como alicerces os valores cristãos.

Endereço: Rua Coronel Roberto Soares Ferreira, 619 – Vila Bretas, Governador Valadares – MG